ATIVIDADES FÍSICAS E DE LAZER
SALSA – Bruno & Milene
Processo de ensino-aprendizagem baseado no divertimento
É numa festa latina no antigo Santiago Alquimista em Lisboa, no final do milénio, que o professor Bruno Cabaço tem o seu primeiro contacto com os ritmos latinos, e sobretudo com a Salsa. Inicialmente fã de Hip-Hop, é pela Salsa que se apaixona rapidamente e é nesta que, nos anos seguintes, enquanto aluno ávido de saber mais, começa a investir, nomeadamente nas suas vertentes Cubana e Porto-Riquenha. Frequenta várias escolas de dança e inúmeros workshops, festas e congressos mundiais de Salsa em Lisboa, onde tem a oportunidade de aprender com muitos dos melhores bailarinos e professores de Salsa, Internacionais e Nacionais.
Embora inicialmente nunca pensasse tornar-se professor e bailarino de Salsa, começa a dar aulas em 2004/2005 em HealthClubs e bares da Margem Sul, inicialmente em substituição de dois dos seus últimos professores. A partir de 2006, abraça vários projetos e torna-se aos poucos num dos principais impulsionadores da Salsa na Margem Sul e arredores, lecionando em diversos clubes, originando e/ou apoiando novas festas e espaços de Salsa (Alto Moinho, Vale Flores, Spacegarden, Espaço 20) e participando desde então ativamente em centenas de festas, eventos, workshops, apresentações e espetáculos enquanto animador, professor, bailarino e coreógrafo. Celebrou dez anos de ensino de Salsa em 2015 com a realização do eclético espetáculo “Fantasias de um cidadão comum” com alunos e colegas de profissão.
Sempre em contínua autoformação e busca de desafios, o professor Bruno Cabaço batizou a sua escola “Salsa, Fun & Family” por considerar que os seus alunos são como uma família para si, e que qualquer processo de ensino-aprendizagem deve ser baseado no divertimento.
Prepare-se para abraçar a Salsa, a sua futura nova paixão, nas suas diversas variantes, com o professor Bruno Cabaço.
ZUMBA FITNESS (nova atividade na Associação)
A alegria, a festa, o exercício físico e a dança chegaram à Associação do Bairro São João na Sobreda.
Zumba Fitness junta exercício físico com dança que é sinónimo de festa, amizade e união. São vários estilos de música como salsa, merengue, cumbia, reggaeton, samba, bangra, hip-hop, soca entre muitos mais ritmos que apelam à boa disposição.
A Zumba tornou-se um fenómeno a nível mundial, criando uma rede de instrutores e alunos que partilham coreografias entre si. Surge nos anos 90 com Beto Perez, o fundador da modalidade, numa época em que a moda era o exercício aeróbico ao som de remixes eletrónicos. Foi Beto Perez que numa das suas aulas decidiu incitar os seus alunos a fazerem aeróbica ao som dos ritmos provenientes da América latina, da Índia, do Brasil, da Europa. Tornou um sucesso as suas aulas e espalhou a “sua palavra” pelo mundo realizando encontros de instrutores e alunos por todo mundo.
Viva a dança, viva a saúde mental e física!
CAVAQUINHOS (Prof. Paulo Miranda)
O cavaquinho é um instrumento tradicional da zona do Minho. É um cordofone de 4 ou 8 cordas de aço. É um instrumento pequeno. O cavaquinho pode fazer 3 acompanhamentos musicais: só melodia, só harmonia e melodia e harmonia ao mesmo tempo.
No passado dia 7 de abril de 2019, na comemoração do aniversário da nossa Associação, a classe de cavaquinhos apareceu pela primeira vez em palco. Tocaram e cantaram 3 peças de cariz popular. Na última peça foram acompanhados pelo grupo “Velhos São os Trapos”. Relembramos que o horário de ensaio é à quinta-feira das 20h30 às 21h30. Apareçam!
Ginástica de Manutenção
É uma aula dirigida essencialmente a praticantes com mais de 40 anos e que procurem um espaço onde possam combater o sedentarismo e que os ajude a manterem-se saudáveis.
Num ambiente descontraído ao som de diferentes ritmos musicais, vai-se desenvolvendo a saúde não só física como mental.
Independentemente da idade é fundamental que cada um de nós se sinta bem, mais activo, com mais energia e mais confiança.
“Mais exercício, melhor Saúde”
GINÁSTICA RÍTMICA (Prof. Cátia Carrasco)
A Ginástica Rítmica (GR) é uma modalidade feminina que se caracteriza por combinar aspetos estéticos e artísticos através da realização de movimentos corporais, coordenados com o manejo dos aparelhos portáteis, que são: a corda, o arco, a bola, as maças, e a fita.
A GR é uma modalidade que desenvolve determinadas capacidades como:
Capacidades motoras, Coordenação, Postura, Auto-controle, Flexibilidade, Força, Destreza, Resistência, Agilidade e Equilíbrio.
OXIGENO
O QUE É OXIGENO?
Com rotinas baseadas em Yoga, Tai Chi Chuan e Pilates, o OXIGENO estimula o equilíbrio e a harmonia entre corpo e mente, além de proporcionar uma melhor postura, fortalecer grupos musculares, e sobretudo aliviar o stress.
Com movimentos simples e coreografias flexíveis, o OXIGENO é indicado para todos os níveis de condicionamento através de uma variedade de opções adaptáveis para homens e mulheres, jovens e idosos, gestantes e atletas.
Obs.: A aula é realizada descalça.
Ginástica de manutenção (prof. Agripina)
A ginástica de manutenção contribui, de forma geral, para o bem-estar físico, mental e social dos seus praticantes, trabalhando os músculos e as articulações com suavidade, melhorando a postura e desenvolvendo o sistema cardiorrespiratório. Esta prática, ao apostar na execução de movimentos lentos, requer também ao praticante calma e concentração. Combate o sedentarismo e o stress. Estamos à sua espera.
OUTRAS ATIVIDADES
TORNEIO DA PETANCA
O Torneio da Petanca é já uma tradição da Associação Cultural e Recreativa do Bairro S. João. Realiza-se anualmente e tem uma grande adesão por parte de jogadores do bairro e de outras coletividades.
A petanca (em francês: pétanque) é um jogo de origem francesa, criado no princípio do século XX. O seu nome deriva da expressão “pieds tanques”, que significa pés juntos. A petanca, jogada em todo o sul da Europa (principalmente em França) foi trazida para Portugal pelos emigrantes. A introdução do jogo da petanca no Bairro de S. João deve-se ao nosso, já falecido, querido amigo e morador no bairro, Sr. António Augusto Martins.
O torneio decorre durante todo o dia, e participam Equipas de vários Clubes a nível nacional e alguns jogadores a título individual.
São atribuídas taças e medalhas aos três primeiros classificados do torneio principal, assim como aos dois primeiros do torneio da consolação, e medalhas a todos os participantes.
“PETANCA, VENHA JOGAR CONNOSCO”
Velhos São os Trapos – Grupo Musical
O grupo “Velhos São os Trapos” são a prova da perseverança, da motivação e da vontade de viver a vida, partilhando aquilo que mais gostam de fazer, que é cantar. Possuem um repertório versátil, através do qual projetam a música tradicional portuguesa.
Foi em julho de 2018 que fizeram a sua primeira atuação na nossa Associação no Evento “Jantar a Cantar”, numa noite memorável que contou com o Salão cheio. Entraram assim pela porta Grande numa Associação que os acolheu com o
Carinho que nos merecem, e passaram a ser a nossa Banda residente.
Em 30 de outubro presentearam-nos com mais uma atuação de qualidade, na presença de sócios e amigos.
Formulário de Contacto
- acrbsjoao@gmail.com
- +351 964 915 780
- Rua das Acácias nº 16, 2815-743 | União de Freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda